OBLATOS LEIGOS DE CRISTO SACERDOTE (OLCS), são as pessoas de ambos os sexos que, embora dentro da vida secular, com todas as suas preocupações, responsabilidades e lutas de cada dia, desejam comungar com a Espiritualidade e o Carisma da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote.

 

 

 

Espiritualidade


A espiritualidade dos Oblatos de Cristo Sacerdote é substancialmente cristocêntrica e acentuadamente marial.

 

 

 

Espiritualidade Cristocêntrica:

 

1 - Colocar Jesus Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, ao centro de sua existência, no empenho de um conhecimento vivencial da Pessoa e Ministério Sacerdotal de Jesus, servindo-o em Sua Igreja e difundindo a devoção a Jesus Cristo como Sacerdote Eterno do Pai;

 

2 - Seguir Cristo Sacerdote, fazendo generosa oferta de si mesmo a Deus Pai, no Espírito Santo, pela santificação do Clero;

 

3 - Encontrar na celebração da Santa Missa e na Palavra de Deus a base de toda a sua vida espiritual; assim, tenha todo o cuidado para que a Santa Missa Dominical, Páscoa da Semana, seja o centro de suas atenções, jamais a negligenciando por qualquer motivo e dela participando com todo o amor; e, quando as circunstâncias permitirem, participe também, com generosidade, da Santa Missa em dias de semana;

 

4 - Sempre que possível, visitar o Santíssimo Sacramento, tendo em Jesus Eucarístico o Amigo, o Irmão e Confidente de todas as horas;

 

5 - Procurar conhecer sempre melhor a devoção à Sagrada Face de Cristo Sacerdote, difundindo-a entre os irmãos e amigos.

 

 

 

Espiritualidade Marial:

 

1 - Terna devoção à Virgem Santíssima que, entre os Oblatos de Cristo Sacerdote, é venerada sob o título de “Nossa Senhora das Vitórias, Medianeira de todas as Graças”, “Mãe do Sumo e Eterno Sacerdote, Cristo Jesus”;

 

2 - Empenho de espelhar-se no “SIM” de Maria, seja na aceitação das dificuldades e sofrimentos da vida, seja em ouvir a Palavra de Deus, meditando-a no coração, seja na pronta obediência da fé e no serviço aos irmãos, particularmente aos Sacerdotes e Bispos, como se pede aos Oblatos.

 

3 - Não se podendo dedicar diretamente ao serviço dos Bispos e Sacerdotes, especialmente dos enfermos e anciãos, unir-se, através da oração e do oferecimento de pequenos sacrifícios, pela santificação do Clero;

 

4 - Sendo o Rosário de Nossa Senhora a devoção Mariana mais popular no Ocidente, o OLCS, não tendo condições de celebrar a Liturgia das Horas, empenhe-se em rezar pelo menos um Terço por dia e, nos meses de maio e outubro, fazê-lo com a família ou Comunidade a que pertence;

 

5 - Promover em suas comunidades o culto à Virgem Santíssima, fazendo-a conhecida sob o título de Nossa Senhora das Vitórias, Medianeira de todas as Graças e Mãe de Jesus Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote.

 

 

 

 

Carisma


O carisma da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote é servir a Cristo Sacerdote nos Sacerdotes, tanto no campo assistencial como apostólico.

 

Os Oblatos Leigos podem assessorá-los: diretamente, de acordo com as possibilidades, dando apoio pessoal nos campos de trabalho dos Oblatos, principalmente junto à assistência aos Sacerdotes e Bispos enfermos ou anciãos, ou, na pastoral nas paróquias e missões populares;

 

1 - colaborar nas comunidades oblacianas, nas casas de formação e na promoção vocacional;

 

2 - na oração pela fidelidade e perseverança dos Oblatos de Cristo Sacerdote e por novas vocações.

     

     

     

    email para contato:

     

    leigos.oblatos@gmail.com

     

     

     

     

     

    Organização

     

    Assistente Espiritual

     


    Pe Anderson A. M. O. Lima, OCS


    Nomeado pelo Superior Geral da Congregação, acompanha o progresso espiritual e as atividades do grupo.

     

     

     

     

    Coordenador Geral: Carlos Wagner Costa Danielli

     

     

     


    Responsável por animar a vida espiritual dos Oblatos Leigos e organizar as atividades do grupo, representa os Oblatos Leigos nos eventos maiores da Congregação dos Oblatos e, em contato frequente com o Assistente Espiritual, com ele programa as atividades gerais como retiros, assembleias, promessas e outros encontros.

     

     

     

    Secretário: Jean Marcelo Silva

     

     


    Responsável pela comunicação entre os membros e com a Congregação: atualizar avisos sobre encontros, aniversários, retiros, falecimentos, bem como sobre as atividades da Congregação: votos, ordenações etc. Cabe também ao secretário o registro e arquivamento dos documentos relativos ao grupo.

     

     

     

    Ecônomas: Ilda de Souza Lemes e Mirian Faria de Castro

     

     


    Responsáveis por prever os recursos materiais necessários para a realização das atividades do grupo; arrecadar auxílios e administrar os usos.

     

     

     

    Conselheiras: Adriana Josefa dos Santos, Maria Aparecida Rangel (Dona Cida), Teresa Cristina Cruz dos Anjos e Benedita Conceição Azevedo.

     

     


    As conselheiras acompanham o coordenador geral, o secretário e as ecônomas, apoiando no discernimento para tomar as decisões mais importantes para o bem do grupo.

     

    A Coordenação é eleita nas Assembleias para um período de três anos.

     

     

     

    Calendário


    26 de novembro: Festa de Cristo Rei, assembleia e promessas.

     

     

     

    Núcleos


    Roseira: Assistente espiritual: Ir. Carlos Regis, OCS; coordenadora: Márcia Pena


    Santos: Assistente espiritual: Ir. Pôlier Sales, OCS; coordenadores: Adriana Josefa


    Taguatinga: Assistente espiritual: Pe. Anderson Lima, OCS.

     

     

     

     

     

     

     

    História dos Oblatos Leigos

     

    Os Oblatos Leigos nasceram por ocasião das celebrações do Jubileu de Ouro da fundação da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote, em 2005. Alguns anos antes, logo após o ano 2.000, Pe. Ernestino Mendes Bueno, OCS, então Superior da Casa Geral reuniu um grupo de pessoas, a maioria de Roseira, que frequentava o Mosteiro da Sagrada Face, participava das missas dominicais e auxiliava nos eventos promovidos e chamou-os de Amigos da Sagrada Face.


    Em 2002, Pe. Geraldo de Almeida Sampaio, OCS, foi eleito Superior Geral e observando a experiência dos Amigos da Sagrada Face, dedicou-se a elaborar um estatuto para formalizar e perpetuar aquela iniciativa. Surgia então os Oblatos Leigos de Cristo Sacerdote.


    Os primeiros foram formados e acompanhados pelo próprio Pe. Geraldo de Almeida Sampaio, OCS, e fizeram as Promessas no Ano Jubilar de 2005. Nos anos seguintes, irmãos e padres auxiliaram na formação dos Oblatos Leigos sob a orientação do Pe. Geraldo Sampaio. Quando em 2009 o mesmo Pe. Geraldo foi enviado para a comunidade de Vescovio, na Itália, as atividades do grupo ficaram reduzidas, até que o Capítulo Geral de 2010 recomendou que fosse intensificada a missão oblaciana, e especificamente, o Apostolado da Sagrada Face e dos Oblatos Leigos.


    Foi designado o então Ir. Durvano Aparecido Dourado Porto, OCS, que de 2011 a 2014 ampliou consideravelmente as atividades do Apostolado da Sagrada Face, das Missões populares e dos Oblatos Leigos. Nesse período foram constituídas equipes de coordenação dos Oblatos Leigos, desenvolveu-se um itinerário de formação para o grupo e também individualmente, houve intensa participação nas missões populares em Primavera, Santo Antônio do Pinhal, Euclides da Cunha Paulista e Pindamonhangaba; nos encontros da Sagrada Face em Carandaí e Conselheiro Lafayete, entre outros.


    Após o Capítulo de 2014, sendo Superior Geral o Pe. José Roberto Rosa, OCS, os Oblatos Leigos foram confiados à assistência espiritual do Pe. Sebastião César Moreira, OCS, que permaneceu de 2015 a 2017 dando ênfase principalmente aos encontros mensais na Casa Geral. Em 2018 assumiu o Ir. Anderson Augusto Mina de Oliveira Lima, OCS, período em que dedicou-se à formação de um novo grupo de Oblatos Leigos e que fizeram as promessas no final daquele ano.


    Em 2019, Pe. Sandrosvaldo Gonçalves, OCS, então Superior Geral, nomeou o Pe. Samuel José de Carvalho, OCS, para Assistente Espiritual dos Oblatos Leigos. Os anos de 2020 e 2021 foram vividos em meio à pandemia do Covid-19, interrompendo os encontros presenciais, que foram realizados virtualmente, alguns dos quais podem ser ainda vistos no canal YouTube “Oblatos Leigos”. Em novembro de 2022 foi eleita nova coordenação e em março de 2023, Pe. Anderson Lima, OCS, foi nomeado novo Assistente espiritual.

     

    Resumo

     

    Assistentes Espirituais


    2005 a 2009 – Pe. Geraldo de Almeida Sampaio, OCS – Fundador


    2010 – Assistente Espiritual não designado


    2011 a 2014 – Pe. Durvano Aparecido Dourado Porto


    2015 a 2017 – Pe. Sebastião César Moreira, OCS


    2018 – Pe. Anderson Augusto Mina de O. Lima, OCS


    2019 a 2022 – Pe. Samuel José de Carvalho, OCS – 2019 a 2022


    Ir. Pôlier Sales de Oliveira, OCS – auxiliar


    2023 a ... Pe. Anderson Augusto Mina de O. Lima, OCS

     

     

     

    Coordenadores gerais (1ª Assembleia eletiva ocorreu em 2012)


    2012 a 2015 – Maria Geralda Rodrigues da Costa
    Secretário: Joaquim; Conselheiras: Conceição e Rosa


    2015 a 2018 – Maria Geralda Rodrigues da Costa

     

    2018 a 2022– Carlos Wagner Danielli
    Secretária: Ana Luiza (substituída por Jean); Tesoureira: Janaína (substituída por Lucilene); Conselho: Raquel, Nazaré, Lucilene


    2022 a 2025 – Carlos Wagner Danielli
    Secretário: Jean; Tesoureiras: Miriam e Ilda; Conselheiras: Conceição, Cida, Adriana e Tereza

     

     

     

     

     

     

     

    Imagens: