Nós, Oblatos de Cristo Sacerdote, somos uma congregação religiosa formada por Padres e Irmãos. Somos chamados por Cristo a fazer de nossas vidas uma  OBLAÇÃO, isto é, uma oferta. Fazemos de nossas vidas um dom no serviço a Cristo e aos irmãos. A “OBLAÇÃO” é o cerne de nossa espiritualidade. Somos “OBLATOS”. O nosso nome recorda as palavras do próprio Verbo, quando se fez carne: Tu não quiseste sacrifício e oferenda. Tu, porém, formaste-me um corpo. Holocaustos e sacrifícios pelo pecado não foram do teu agrado. Por isso eu digo: Eis-me aqui, eu vim, ó Deus para fazer a tua vontade” (Hb 10,7-8).
 

 

Aspirantado: A fase do Aspirantado, primeira etapa formativa da vida religiosa, caracteriza-se por um periodo de transiçào entre a vida no seio da família e o início da vida em comunidade religiosa. nessa faze, o jovem faz a opção de deixar a vida familiar e ingressar num grupo de pessoas que desejam a consagração de suas vidas, seguindo Jesus Cristo mais de perto. Esta etapa formativa têm a duração mínima de um ano e se realiza atualmente em Vargem Grande - SP, tendo como formadores Pe. José Roberto Rosa e Pe. Agentil Eugênio.

 

 

Postulantado e Noviciado: O Postulantado é a segunda etapa formativa na vida religiosa. Neste período, que tem a duração mínima de um ano, o vocacionado irá aprofundar no conhecimento do carisma, espiritualidade e história da Congregação. Para tanto o postulante iniciará o estudo das constituições da congregação afim de que possa fazer uma maior experiencia do modo de vida oblaciano. Este período é também uma preparação ao noviciado, bem como um momento de grande estreitamento de laços entre o candidato e a congregação religiosa.
 

 

Noviciado: O noviciado é um período de profunda espiritualidade em que se busca estabelecer um relacionamento íntimo com a pessoa de Jesus Cristo, contemplando-o como Sumo e Eterno Sacerdote. Esta Etapa formativa tem a duração de um ano ao término do qual o noviço fará sua primeira profissão dos votos de Castidade, Pobreza e Obediência.
 

 

Juniorato: O Juriorato tem início após o noviciado, com a profissão dos votos temporários de Castidade, Pobreza e Obediência. Os votos simples são professados pelo período de um ano, devendo, por isso ser renovados anualmente. Após 3 anos de votos simples e, no máximo 6 anos deve-se fazer os votos perpétuos, com os quais se encerra a formação inicial da vida religiosa. Desse modo, o juriorato é o período que vai desde a primeira profissão, até a profissão dos votos perpétuos. Este é um período em que o religioso se vincula mais intimamente à congregação, ao seu carisma e espiritualidade. É também período de preparação cultural, em que se faz os cursos de filosofia e teologia (obrigatórios para aqueles que se destinam ao presbiterado) ou outros cursos ligados ao carisma da congregação. O jovem religioso deve também, nesta etapa formativa, se inserir nos trabalhos pastorais, fazendo assim uma maior experiência das diversas dimensões do carisma da congregação. 
 
CONGREGAÇÃO DOS OBLATOS DE CRISTO SACERDOTE
Serviço de Animação Vocacional Oblaciano
Estrada dos Oblatos, Km 01
Roseira/ SP CEP: 12580 - 000
Tel: (12) 3646 1261 e-mail: vocacional@savoblatos.com