JUBILEU DE 60 ANOS DA CONGREGAÇÃO DOS OBLATOS DE CRISTO SACERDOTE


                          2015 está sendo um ano de graça para a Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Estamos celebrando sessenta anos de existência, a serviço da Igreja. Quantas coisas aconteceram ao longo dessas décadas­: lutas, alegrias, tristezas, conquistas, perdas, perseverança, desistências, acertos, erros, aprendizados... Por tudo, damos graças a Deus.
                          Desde antes o dia oficial da fundação, Deus modelava essa Família Religiosa na mente e no coração do Padre Januário Baleeiro, nosso fundador. A inspiração carismática, através de suas orações e reflexões pessoais, como gestação de nosso carisma, da espiritualidade oblaciana centrada em Cristo Sacerdote, da proteção e mediação materna de Nossa Senhora das Vitórias. Assim, essa Congregação vem se desenvolvendo desde o início dos anos cinquenta.
                          A Congregação é um dom de Deus para a Igreja, para o seu serviço e para sua santificação. Assim como Jesus escolheu aqueles primeiros homens para uma vida discipular, preparando-os e enviando-os a servir aonde ele próprio desejava ir (cf. Lc 10, 1ss), assim também nós fomos escolhidos por ele para darmos continuidade à missão do Reino. A missão do Reino perpassa os tempos e em todos os lugares, é dinâmica. Este “Ano Jubilar” é ocasião de balanço para nós, Oblatos. Como os discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35) nos sentimos interpelados pelo Cristo Ressuscitado para fazer uma caminhada espiritual com Ele e com os irmãos; olhar a história e nela perceber que Deus vem caminhando conosco e nos orientando!
                          É necessário, pois, abrirmos a mente e o coração para dialogar com o Cristo, reconhecê-lo e acatar as suas exortações. A celebração da Eucaristia e os momentos de comunhão entre os irmãos são ocasiões singulares que o Cristo escolheu para se manifestar aos seus escolhidos. São tantos os desafios que a Congregação encontra no quotidiano para superar e continuar a sua marcha. No entanto, são esses desafios que se constituem matéria para o exercício de nossa santificação. Caminhemos sempre e sem desanimar, jamais retroceder. Peçamos ao Cristo: “Permanece conosco, Senhor!”


Pe José Roberto Rosa, ocs

 

ORAÇÃO JUBILAR


Ao celebrarmos, ó Bom Deus, os “60 Anos” de existência da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote, vos rendemos graças por tantos benefícios recebidos ao longo desses anos: pela existência e pela vocação de nosso fundador “Pe. Januário Baleeiro”; pela inspiração carismática da identidade desta Família Religiosa no seio de vossa Igreja; pelos membros que nela perseveraram até o fim e que já se encontram na eternidade gozando de vossa Sagrada Face; pelos que, por algum tempo, experimentaram o nosso modo de vida; pelos Padres e Bispos assistidos por nós, na assistência pessoal e na pastoral. Também vos rendemos graças, ó Pai, por tantos Leigos colaboradores de nossa Congregação. Acreditamos, ó Deus, que, em tudo isso, nos inspirastes e nos abençoastes. Por isso, vos rendemos graças! Pedimos-vos que continueis nos abençoando para que sejamos perseverantes e fiéis ao Carisma que nos confiastes na Igreja. Rogamos-vos, ainda, ó Senhor da Messe, que susciteis mais vocações para esta Messe. Vocacionados ardorosos que nos ajudem a dilatar o vosso Reino, através da fidelidade ao nosso Carisma e do vínculo consistente à nossa Família Oblaciana. Por todos esses dons, ó Pai, vos damos graças, por intercessão de nossa Mãe e Medianeira de todas as graças, a Senhora das Vitórias. Amém.