Encontro debate a Formação Inicial na Congregação dos Oblatos

Entre os dias 19 e 22 de dezembro de 2017, a Casa de Retiros Nossa Senhora das Vitórias, em Vargem Grande Paulista, SP, acolheu membros que, nos últimos anos, dedicaram-se ao aspirantado, postulantado e noviciado, etapas da formação inicial à Vida Consagrada Oblaciana. O objetivo do encontro foi avaliar e planejar os conteúdos e meios utilizados.

Tendo em mãos as Constituições, especialmente os artigos 29 a 51 com seus respectivos comentários no Código Complementar Geral, o Diretório da Formação Oblaciana publicado em 2009, bem como diversos modelos e propostas de outras congregações e organismos animadores da Vida Religiosa Consagrada em relação à ratio studiorum – expressão utilizada para referir-se à sistematização dos estudos eclesiásticos – nossos formadores desenvolveram seus trabalhos.

Participaram do encontro o Superior Geral, Pe. José Roberto Rosa, OCS, o mestre de noviços e postulantes, Pe. Adriano José Cruzeiro, OCS, e seu auxiliar, Pe. José Nicomedes Rosa,

   

OCS, o responsávelpela animação vocacional, Pe. Sebastião César Moreira, OCS, os Irmãos Lucas Calbi de Oliveira Costa, OCS e Leonardo Vinicius Paulino, assistentes de formação no ultimo ano e o Pe. Samuel José de Carvalho, OCS.Houve encaminhamentos práticos em vista da agenda de formação para 2018, mas haverá outros encontros para dar continuidade aos estudos sobre a formação oblaciana.

Acreditamos que o Espírito oblaciano foi confiado a nós! Os mais novos assimilam o modo de ser convivendo, seja em comunidades destinadas para eles, seja em comunidades de missão, como paróquias e casas de assistência. Daí aquela frase que sempre ouvimos: “todos somos responsáveis pela formação”.

Nossa convivência de irmãos, o modo de rezar, o entusiasmo pela missão, o amor e cuidado uns pelos outros, é a verdadeira e mais autêntica escola de formação.