Encontro dos Junioristas

No encontro de Junioristas que aconteceu no dias 27 e 28 de abril de 2013 no Mosteiro Sagrada Face, Casa Geral dos Oblatos de Cristo Sacerdote os seguintes Irmãos: Ir Aparecido Nunes, OCS; Ir. Anderson Lima ,OCS; Ir Bráulio Nonato, OCS; Ir Lucas Calbi, OCS; Ir Roberto Mariano, OCS; Ir Rodrigo Buani, OCS ; juntamente com Pe Sebastião Moreira , OCS responsável pela formação  dos junioristas puderam refletir um pouco sobre a visa do Concílio Vaticano II, que teve como fonte também uma pequena alusão dos documentos que abrangem a Vida Religiosa Consagrada, uma vez que será tema do próximo encontro.

Pe Moreira, como é chamado pelos co-irmãos, destacou uma visão plena da vida consagrada proposta pelo Concílio Vaticano II como a mudança de paradigma, a vida religiosa deve ser missionária, deve estar no mundo, no seguimento de Cristo, dentro das realidades que toca o mundo. Ela deve-se abrir para a realização no mundo.

Certos que sempre há um pensamento de retorno ao passado, devemos ter como primazia o retorno ás origens, porém não perdendo essa grande conquista que o Concílio alcançou, de uma vida religiosa que saiba dialogar cm a realidade, que se abra para o mundo hodierno e não se fecha para as realidades que o mundo está enfrentando.

É preciso revitalizar os valores, retomar o impulso fundante, com uma ótica de que consiga responder o mundo no seu dia-a-dia com testemunho de vida que estimule as pessoas a compreensão do verdadeiro papel do Religioso e ele a compreender o seu papel enquanto consagrado que segue o Cristo, que vive com o Cristo Sofredor, enfrentando os desafios, não se desgastando nos mesmos, porém no avanço para uma renovação, uma adaptação, uma inculturação, uma descentralização e o serviço do discipulado e missionariedade.

   

Ir Bráulio Nonato da Silva,OCS

Próximo encontro de 31 de Mario a 02 de Junho de 2013, em Barretos na Casa de Noviciado na Cidade de Maria.