<Voltar

Sagrada Face inicia ações para atendimento a turistas

Mosteiro dos Oblatos tem vocação e espaço para o turismo religioso em Roseira

 

A Press Trip organizada e desenvolvida pela jornalista Cristina Lira (Turismo & Negócios) e com a parceria das Secretarias de Turismo dos municípios visitados, incluiu em seu roteiro de visitas uma esticada até o Mosteiro dos Oblatos (Sagrada Face), instituição religiosa católica sediada em Roseira (SP), no primeiro quilometro da Estrada dos Oblatos. O guiamento foi feito pela profissional Guia de Turismo e Gestora de Turismo Maria Jovita Vilela.

Por conta de já somar, em seu registro de visitas, grande número de assinaturas, reunindo pessoas de todas as partes do país, os dirigentes da instituição – em parceria com a Prefeitura de Roseira – desenvolvem tratativas e ações no sentido de bem formatar e oficializar o local como destino turístico religioso.

Apesar de o principal objetivo da Press Trip de Cristina Lira ser o de identificar a Estância Turístico Religiosa de Aparecida como, também, “destino de férias” e ponto de partida para visitas às cidades do entorno, privilegiando o turismo rural, cultural e histórico, o Mosteiro da Sagrada Face mereceu um momento de apreciação por parte dos jornalistas convidados.

Com capacidade para receber até 56 hóspedes, a casa – em formato de um castelo, com revestimento em pedras São Tomé, é administrado por três religiosos, únicos moradores atuais. A instituição abriga padres e bispos idosos e, devido às naturais dificuldades advindas da idade, optou pela construção de um espaço mais acessível, em outra área do terreno.

Em sua fala de recepção, o anfitrião padre Rafael explicou a origem da estampa da Sagrada Face, ícone da casa. Uma pintura a dedo, feita pelo fundador de Congregação dos Oblatos, padre Januário Baleeiro de Jesus e Silva, a pedido das filhas de Maria, em Lagoa Santa (MG).

É uma narrativa interessante e com a apresentação da estampa, emoldurada e exposta em local de destaque.

A estampa, na realidade, é uma espécie de relíquia, haja vista ter duas faces: na frente, a representação da face de Cristo, a caminho do Calvário (seria para uso da personagem Verônica, nas cerimônias da Sexta-Feira Santa e, quando removida da mesa de pintura, o verso revelou outra arte: a representação do semblante de Cristo com expressão mais serena).

A igreja é muito bonita, com pinturas de grande impacto pela beleza, simbolismo e colorido.

A visita de turistas é comum, durante o ano todo, acentuando-se – atualmente – com o advento do ciclo turismo ou turismo de “pedal”, bastante praticado na Região do Vale do Paraíba.

A recepção aos jornalistas foi finalizada com um café da tarde, inclusive com pães e doces fabricados pelos anfitriões, destacando-se saborosa cocada, preparada pelo padre Sandro.

O prefeito de Roseira, Fernando Augusto de Siqueira, acompanhado do secretário do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, Wladimir Roberto de Paula Santos, deram as boas vindas oficiais aos participantes da Press Trip.

 

GALERIA DE FOTOS 01 - CLIQUE AQUI

GALERIA DE FORTOS 02 - CLIQUE AQUI

 

Texto: Marcos Ivan, jornalista independente especializado em Turismo.

Fotos: Edna Maischberger / Marcos Ivan.

Link direto da matéria: https://canal39.com.br/noticia/625/religiao-sagrada-face-inicia-acoes-para-atendimento-a-turistas/