Nota de Falecimento de Pe. Adilerson José do Carmo, OCS

A Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote cumpre o doloroso dever de comunicar a todos os amigos, parentes e conhecidos a nota de falecimento de PE. ADILERSON JOSÉ DO CARMO, OCS, falecido no dia 09 de dezembro de 2020.

Adilerson José do Carmo nasceu aos 16 de julho de 1944, em Conceição da Barra, MG. Filho de Evandro Inácio de Deus e Maria Rosa de Sousa, os quais o educou na fé católica, ingressou na Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote no dia 01 outubro de 1970. Após ter concluído as primeiras etapas de formação na Vida Religiosa, fez os primeiros votos no dia 27 de novembro de 1971, renovando-os por seis anos. Sua Consagração perpétua se deu no dia 03 de setembro de 1977, após a qual prosseguiu seus estudos de teologia. Foi ordenado diácono em 08 de setembro de 1977. E no dia 25 de março de 1979 recebeu a ordenação presbiteral.

Ministério este que o levou a trabalhar em diversos cidades e paróquias, carregando consigo seu jeito alegre e contagiante de evangelizar não só por meio da palavra pregada como também através da música, pois era um exímio regente de corais e grupos de cantos sacros, tendo seu gosto refinado por cantos gregorianos e músicas clássicas.

Atualmente estava residindo na Casa Geral de Roseira, SP, onde passou os últimos anos de sua vida, fazendo a alegria de nós confrades e de muitas outras pessoas que vinham para visitá-lo. Com seu jeito extrovertido e alegre de vencer as dificuldades de saúde, conseguia transmitir uma fé verdadeira e um amor à Igreja e à Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote, pois procurava fazer tudo da melhor maneira possível. Não se rendia facilmente aos ataques da doença e limitações físicas, fazendo disso um motivo a mais para continuar vivendo. Há mais de 10 anos vinha construindo seu “calvário”, passando por vários problemas graves de saúde, inclusive tendo sido algumas vezes desenganado pelos médicos.

Por ter sofrido vários AVCs (Acidente Vascular Cerebral), ficou com sequelas nos membros inferiores e superiores do lado esquerdo. Sequelas estas que o impossibilitaram de realizar algumas atividades básicas, entre as quais a celebração da Eucaristia.

E neste ano, por conta do agravamento das cicatrizes cerebrais causadas pelos AVCs, passou por quatro internações no Hospital e Maternidade Frei Galvão, na cidade de Guaratinguetá, SP. E no dia 09 de dezembro de 2020, às 14 horas e 52 minutos, não tendo mais forças para lutar contra a doença, serenamente entregou seu espírito a Deus, completando sua missão neste mundo terreno, combatendo o bom combate da fé.


Agradecimentos

A Congregação dos Oblatos agradece a Deus o dom da vida de Pe. Adilerson José do Carmo, OCS, por ter perseverado até o fim no seu ideal de vida consagrada, dando-nos o exemplo de simplicidade e determinação de não se render facilmente às dificuldades desta vida. Ele fez um salto para o colo de Deus, mas sua lembrança alegre, suas “risadas gostosas” e suas histórias divertidas ficarão registradas em nossas memórias. Sentiremos, sim e muito sua ausência física no meio de nós, mas carregaremos conosco sua presença em nossos corações.

Descanse em paz, querido Pe. Adilerson! Sabemos que seus sofrimentos terminaram neste mundo, e esperamos um dia nos encontrarmos todos juntos novamente na companhia de todos os anjos e santos, na alegre presença de Deus, na eternidade que nos espera. Amém.

Ir. Miguel Damasceno Figueiredo, OCS
Secretário Geral