Nota de Falecimento

Nós Oblatos de Cristo Sacerdote temos o doloroso dever de comunicar a todos os familiares, amigos e conhecidos a nota de falecimento de nosso coirmão de consagração, Ir. José Tiago Pinto, OCS. 

Nascido aos 25 de julho de 1941, em Santana dos Montes, MG, filho de José Alexandre Pinto e Maria Rufina de Souza, Ir. José Tiago Pinto foi batizado no dia 10 de agosto de 1941 e recebeu a Crisma em 11 de janeiro de 1956.  Ingressou na Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote em 11 de maio de 1986, onde professou seus Primeiros Votos de Castidade, Pobreza e Obediência no dia 25 de junho 1987, através dos quais se consagrou totalmente à glória de Deus e ao serviço dos irmãos e irmãs.

Como Oblato de Cristo Sacerdote, Ir. José Tiago Pinto trabalhou em várias paróquias e exerceu o Carisma da Congregação na mais plena obediência a Deus através de seus superiores. Passou uma grande parte de sua vida na Casa Geral de Roseira, dando ali testemunho de uma vida simples e alegre, praticando com perseverança os atos comunitários, seja as orações em comum seja em seus trabalhos domésticos. Desempenhou com humildade os trabalhos que lhe eram conferidos. Como sacristão, demonstrou-se zeloso pelas coisas de Deus.

Sua Doença

Após ser diagnosticado e tratado de um tumor na próstata, fez radioterapia no Hospital Regional de Taubaté, SP. Mais tarde passou por vários momentos difíceis, não obstante sua vontade de lutar contra a doença. Após alguns meses de tratamento, apresentou indícios de melhoras e começou a levar uma vida mais tranquila. Porém, em meados do ano de 2015, após ter sido acometido por uma forte anemia, sua médica descobriu que ele era vítima de um MIELOMA (câncer na medula óssea). A partir de então, Ir. José Tiago passou a fazer sessões de quimioterapia durante meses. Com o tratamento em andamento apresentou melhoras, pois sua anemia se apresenta mais controlada. Porém, sua doença começou a agravar-se quando, em certo momento do tratamento, seu organismo não mais respondia aos medicamentos, tendo como sintomas graves: perda de apetite, escurecimento das vistas, cansaço físico, sonolência e perda de sangue constante, levando-o a uma anemia aguda.

Sua morte

Após mais de um ano de tratamento, Ir. José Tiago não resistiu aos sintomas do câncer, onde aos 5 de maio de 2016, no Pronto Atendimento de Aparecida, SP, às 16h e55min, por uma insuficiência respiratória,  deu seus últimos suspiros e fechou seus olhos para este mundo, entregando a sua alma ao Pai Eterno. Seu sepultamento ocorreu no dia 6 de maio de 2016, às 13h, no cemitério interno de nossa Casa Geral, “Jardim da Ressurreição”.

Lembranças

A nós, resta-nos a saudade de um amigo e irmão de consagração. Sua ausência física nos causará muitas saudades, mas sabemos que para se chegar à morada eterna é preciso passar por muitos sofrimentos, inclusive pela morte física. Sabemos que a morte não é o fim desta vida, mas o início de uma nova vida com Deus, na eternidade feliz. Ir. José Tiago partiu para a Casa do Pai, mas nos deixou muitos exemplos bons a serem seguidos, entre os quais destaco sua humildade e simplicidade, seu sorriso alegre e contagiante que nos comunicavam sua fé em Deus. Suas brincadeiras e seu jeito de ser ficarão impressos em nossas memórias. Ir. José Tiago, descanse na Paz do Senhor! Amém.

 

Ir. Miguel Damasceno Figueiredo, OCS.