Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote
CASA GERAL
Estr. dos Oblatos, Km 01 – Vargem Grande – Roseira/SP
CEP. 12580-000 Tel.: (12)3646 1261

Carta Circular 002/2015
Roseira, 20 de fevereiro de 2015

JUBILEU DOS SESSENTA ANOS DA CONGREGAÇÃO

“Um religioso profeta é um homem de três tempos: promessa do passado, contemplação do presente, coragem para indicar o caminho para o futuro” (Papa Francisco).

A nossa Congregação se sente honrada em celebrar o seu Jubileu Sexagenário no decorrer do Ano dedicado à Vida Religiosa Consagrada, instituído pelo Papa Francisco, comemorando os 50 anos dos documentos conciliares, Lumen Gentium, capítuloVI, o qual trata sobre os Religiosos. E o decreto Perfectae Caritatis, exclusivo sobre a renovação da Vida Religiosa.
O Papa Francisco, na Carta Apostólica às Pessoas Consagradas (p.4), nos indica o mesmo que São João Paulo II nos havia indicado na Exortação Pós-sinodal Vida Consagrada (1994 nº 10): “Vós não tendes apenas uma história gloriosa para recordar e narrar, mas uma grande história a construir! Olhai para o futuro, para o qual vos projeta o Espírito a fim de realizar convosco ainda coisas maiores”.
Jubilosos rendamos graças a Deus pelos Sessenta Anos de história e de serviço de nossa Congregação no seio da Igreja. Somos gratos a Deus por ter suscitado e abençoado o nosso fundador, Pe. Baleeiro, para organizar uma Família Oblaciana e instituí-la como Congregação Religiosa Consagrada para a honra de Deus, para a santificação de seus membros e para os serviços assistencial e apostólico a Bispos e Sacerdotes Seculares.
Desde 1955, a Congregação vem desenvolvendo o seu carisma.  Dezenas de padres e bispos foram assistidos, por oblatos, em suas enfermidades e velhice quando já não puderam mais servir o Reino de Deus através das atividades pastorais. Contemplando a Sagrada Face Sofrida de Cristo Sacerdote nestes eclesiásticos, nossos religiosos os ajudaram a completar a missão, configurando-se com Nosso Senhor em sua Paixão. Dilatando o seu carisma, a Congregação atendeu e vem atendendo a tantas solicitações de bispos e padres seculares, seja através da gestão de paróquias, seja nas missões populares, seja na ajuda às diversas solicitações pastorais de párocos seculares – o S.O.S. chamado por nós, além de tantos trabalhos em Obras Sociais. No desenrolar da existência oblaciana quantas dificuldades provadoras da vocação! Mas também quantas alegrias espirituais deram consistência vocacional aos Oblatos que estão perseverando e aos que perseveraram até o fim e já contemplam a Face Divina no Céu! Por tudo e através de todos, Deus seja louvado!
Por ocasião de nosso VI Capítulo Geral, ficou definido que os Oblatos que estão à frente de paróquias, párocos e vigários, celebrem com os paroquianos o Jubileu dos 60 anos da Congregação através de um Tríduo de Celebrações e reflexões, no final de semana, de 20 a 22 de março, de modo que, no dia 25, dia de nossa fundação, todos os Oblatos possamos celebrar, juntos, o nosso Jubileu, na Casa Geral.
Rogo ao Cristo nos conserve em seu Coração Sacerdotal e seja sempre o centro de nossa Congregação  e de nossas atividades. Rogo também a Nossa Senhora das Vitórias nos proteja, nos oriente, como nas Bodas de Caná, a fazermos a vontade de seu Filho e nos conduza perseverantes nos ideais oblacianos até o fim.

Pe. José Roberto Rosa, ocs
 Superior Geral