<Voltar

Nota de Falecimento de Ir. Antônio Pereira, OCS

Roseira, 03 de agosto de 2021

A Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote cumpre o doloroso dever de comunicar aos familiares, amigos e conhecidos a nota de falecimento de Ir. Antônio Pereira, OCS, falecido aos 02 de agosto de 2021.

Nascido aos 23 de setembro de 1940, na cidade de Ribeirão Vermelho, MG, filho de Joaquim Pereira e Carlinda Izabel da Paixão, vindo de uma família numerosa de 15 irmãos, ingressou na Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote aos 07 de maio de 1965, na qual consagrou-se a Deus, fazendo sua primeira profissão religiosa aos 15 de maio de 1966. E, aos 29 de junho de 1976, consagrou-se perpetuamente a Deus no serviço da Igreja e da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote.

Como religioso consagrado a Deus, Ir. Antônio Pereira dedicou-se totalmente ao serviço da Congregação, trabalhando em paróquias e residindo nas comunidades oblacianas, exercendo seus talentos e pondo-os a serviço dos irmãos e da comunidade, sobretudo seus dotes culinários os quais exercia com bastante empenho e amor. Conhecido carinhosamente como Ir. Pereira, apesar de seu jeito introvertido de ser, conseguia demonstrar sua fé profunda através de suas devoções religiosas, sobretudo na recitação do rosário e na participação diária da Eucaristia, pela qual conservava um zelo muito particular. Destaco igualmente seu carinho e devoção pelo presépio o qual não deixava de montar todos os anos, fazendo-o com riqueza de detalhes, pois acreditava que o Natal não podia passar sem a presença do principal Aniversariante.

Em tempos passados, havia já feito um tratamento de câncer de próstata no Hospital do Câncer de Barretos, SP, do qual recuperou-se completamente, voltando a ter uma vida normal. Atualmente estava residindo na Casa do Noviciado em Monnerat, RJ, onde passou a maior parte de sua vida, principalmente no início de sua caminhada religiosa. Nos últimos quatro meses começou a apresentar alguns problemas sérios de saúde que o deixaram bastante debilitado fisicamente, a ponto de ser internado no Hospital Municipal Dr. Antônio Carlos da Silva Monnerat, em Duas Barras, RJ. De lá foi transferido para a cidade do Rio de Janeiro, permanecendo na “Associação Lar São Francisco na Providência de Deus”, até o dia 29 de julho, onde foi diagnosticado com metástase hepática. No dia 29 foi transferido para a “Santa Casa de Aparecida”, SP, onde concluiu seus últimos dias de calvário, entregando seu espírito a Deus, aos 02 de agosto de 2021, por volta das 16h.

Deixou-nos um legado de uma pessoa simples, irmão de práticas de piedade e de devoção à Virgem Maria. Possuía muitos talentos, entre os quais sua dedicação e amor aos afazeres domésticos, exercidos por um bom tempo na Congregação. Com jeito introvertido de ser conseguia demonstrar seu gosto e amor pelas coisas sagradas de Deus, inclusive como sacristão.

Hoje ele parte desta vida, mas sua presença espiritual permanece conosco, gravada em nossas mentes e corações. Nossa Família Religiosa Oblaciana despede-se de sua presença física, entregando a Deus sua alma para que ele possa contemplar juntamente com todos os anjos e santos a Sagrada Face de Jesus Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote do Pai.

Agradecemos ao Ir. Pereira por ter feito parte de nossas vidas e por ter perseverado até o fim na sua vocação religiosa como Oblato de Cristo Sacerdote.  Nossa Congregação se une aos familiares, amigos e conhecidos para elevar a Deus um hino de louvor pela vida deste nosso confrade que hoje partiu para dar início a uma nova vida na eternidade feliz. Descanse em paz, Ir. Antônio Pereira!

Por Ir. Miguel Damasceno Figueiredo, OCS
Secretário Geral