<Voltar

Mês Vocacional, um sim a Deus

“Vocação. Do latim, Vocare, que significa Chamado. É por essa palavra que agosto é reconhecido no calendário da Igreja Católica desde 1981, quando a conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em sua 19° Assembleia geral o instituiu como o Mês vocacional, um Tempo dedicado totalmente às Vocações”.

Criado com o objetivo de conscientizar as comunidades acerca da responsabilidade que compartilham no processo vocacional, desde então em cada domingo do Mês somos chamados a olhar para o horizonte de cada determinada vocação.

O primeiro domingo é voltado para o ministro ordenado, ou seja, o presbítero; no segundo, o foco é a família (com o dia dos pais); no terceiro evidencia-se a vocação da vida religiosa consagrada, ou seja, daqueles e daquelas que radicalizaram o seu batismo num Instituto de Vida Consagrada, numa Ordem ou numa Congregação; o quarto domingo, visa o ministério dos fiéis nos mais variados movimentos, carismas e pastorais existentes na comunidade de fé; e por último, quinto domingo, a Igreja reflete a vocação do catequista.

Todo nos batizados e batizadas tem a graça de continuar a obra de Jesus Cristo, que passou pela terra fazendo o bem (At 10,38), nestas mais variadas formas de vidas enquanto Igreja. Digo forma de vida porque, de fato, toda vocação visa a vida. Vida plena, vida em abundância (Jo 10,10) para todos e todas. Isto sinaliza que o Reino de Deus está aqui e agora através de cada um e cada uma que responde SIM a vocação.

A vocação é um chamado que provém da boca de Deus. E, compreender a vocação como um dom é reconhecer que, em todas as circunstâncias, Deus nos chama a viver e realizar seu projeto de amor cabe a nós aderimos ou não os planos que Ele tem para as nossas vidas.

Por fim, vocação é dizer sim a Deus, pela fé e descobrir o próprio lugar no mundo, na família, na comunidade e no serviço aos Irmãos. Para bem desempenhar esse projeto devemos sempre contar com o auxílio do Espirito Santo para um bom discernimento e a proteção da Bem Aventurada Virgem Maria.

 

Ir. Pôlier Sales de Oliveira, OCS.