<Voltar

Nota de Falecimento do Sr. Kenneth Patrick Curran

A Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote cumpre o doloroso dever de comunicar a todos os amigos e conhecidos a nota de falecimento do Sr. Kenneth Patrick Curran, conhecido também como “Mister Ken”.

Nascido aos 25 de fevereiro de 1926, na cidade de Saint Paul, no estado de Minnesota, E.U.A, filho de Thomas Charles Curran e Ellen Sandstron Curran, Mister Ken veio para o Brasil em 1966, com o objetivo de ser sacerdote na Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote.
Em 1967 ingressou no Postulantado da Congregação, em Monnerat, RJ, após o qual ingressou no Noviciado durante o período de 25 de maio de 1968 a março de 1969. Ao término desta etapa de formação chegou a professar seus Primeiros Votos, que se deu aos 25 de março de 1969, tornando-se um Irmão Oblato de Cristo Sacerdote. Após ter feito a experiência como consagrado, Kenneth percebeu que este estilo de vida não era o que ele realmente almejava para si. Por esse motivo, aos 11 de outubro de 1970, pediu dispensa de suas obrigações religiosas, passando a viver como leigo e benfeitor da Congregação.

Desde então, Kenneth passa a residir em nossas casas e paróquias na companhia dos Oblatos e sob a responsabilidade da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Em junho de 1981, nosso fundador, Pe. Januário Baleeiro de Jesus e Silva, concede-lhe a autorização para propagar a devoção à Sagrada Face de Cristo, da qual ele se tornou um fiel devoto, levando-a por muitos lugares por onde passava.

Nos seus últimos anos de vida, Kenneth residia no Mosteiro da Sagrada Face, onde fazia alguns trabalhos domésticos, vivendo, inclusive, a espiritualidade oblaciana, juntamente com os Irmãos e Padres Oblatos, pois participava assiduamente das orações e devoções da Congregação, como se fosse um verdadeiro Oblato de Cristo Sacerdote, dando o exemplo de simplicidade, companheirismo nos trabalhos singelos e mostrando seu amor por nossa Família Oblaciana.

Nesses últimos dias, ele foi acometido por uma pneumonia aguda, causada pela Covid-19. Esta doença o levou a ser internado na Santa Casa de Aparecida, SP, por duas vezes. Seu estado de saúde foi-se agravando cada vez mais e deixando-o bem debilitado a ponto de não poder reagir contra as complicações da Covid-19. E hoje, dia 31 de março de 2021, às 14h, na Santa Casa de Aparecida, o Sr. Kenneth Patrick Curran partiu desta vida, entregando seu espírito a Deus, onde certamente ressuscitará com Jesus Cristo na eternidade feliz.

Mister, assim o chamávamos, viveu uma vida de simplicidade e de intensa caridade. Com um espírito de desapego dos bens materiais, não media esforços para ajudar as famílias através de sua generosidade. Deixou-nos um legado de uma pessoa extrovertida e alegre, bem-humorada, simples. Mesmo diante das dificuldades da doença, sobretudo nesses últimos dias de padecimento, conseguia ainda transmitir seu sorriso. Ele contagiava a todos com suas brincadeiras e “palhaçadas”, chegava a ser cômico e, apesar de sua idade avançada, havia um espírito jovem, de pessoa que gostava de viver. Transmitia uma fé viva através de seus gestos concretos.

É por isso que hoje a nossa Congregação agradece ao “Mister Ken” o seu carinho pela nossa Família Religiosa, a sua amizade construída nesses 55 anos em que esteve conosco, partilhando o dom de sua existência. Resta-nos agora uma saudade de sua pessoa amiga, alegre, caridosa e prestativa. Sim, hoje ele partiu, mas sua imagem sorridente permanecerá gravada em nossas mentes e corações.

Obrigado, Mister! Acredito que hoje o senhor esteja contemplando a verdadeira Face de Jesus, da qual foi um fiel devoto e propagador. Descanse em paz, na companhia de todos os anjos e santos de Deus! Amém.
Por Ir. Miguel Damasceno Figueiredo, OCS