Nota de falecimento de Ir. Bráulio Nonato da Silva, OCS.
Nossa Família Religiosa, Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote, cumpre o doloroso dever de comunicar a todos os familiares, amigos e parentes o falecimento de IR. BRÁULIO NONTATO DA SILVA.
Bráulio Nonato da Silva nasceu aos 15 de julho de 1982, na cidade de São João Del Rei, MG, e recebeu o Sacramento do Batismo aos 16 de outubro de 1983 na Paróquia da Catedral de Nossa Senhora do Pilar de São João Del Rei, pelo então pároco Pe. Sebastião R. de Paiva.  Era o Filho mais novo de D. Maria de Lourdes e Pedro Agostinho da Silva, já falecido.


Ingresso na Congregação dos Oblatos
No dia 26 de janeiro de 2009 ingressou na Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote, sendo aprovado posteriormente para o Noviciado, em janeiro de 2011. E no dia 22 de janeiro de 2012, Bráulio professou seus primeiros votos de Castidade, Pobreza e Obediência a Deus, consagrando-se totalmente à Glória de Deus. Como consagrado, dedicou-se ao serviço dos Padres e Bispos enfermos, mais precisamente aos padres enfermos da Diocese de Santos, onde trabalhou aproximadamente por um ano. Ali, mostrou-se como um “cireneu” dos padres que necessitavam de auxílio na doença e em suas necessidades humanas.


Sua doença e tratamento
Em 5 de outubro de 2015, Ir. Bráulio foi submetido a uma cirurgia de apendicite, na Santa Casa de Aparecida, SP. Intervenção esta que agravou seu estado de saúde e o levou a desenvolver um quadro anêmico progressivo, inicialmente sem uma justificativa médica. Após algumas recaídas, em março de 2016 foi novamente internado na Santa Casa de Aparecida, tendo sido diagnosticado e tratado com anemia aguda. Através de novas consultas médicas e exames laboratoriais, no dia 1 de abril deste mesmo ano, Ir. BRÁULIO descobriu-se que ele era portador de leucemia no sangue, motivo que o levou a ser internado no Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, SP. Onde foi acompanhado por especialistas e através de sessões de quimioterapia por quase dois meses. Porém, na segunda sessão do tratamento, Ir. Bráulio não resistiu aos sintomas da doença. E foi justamente no primeiro dia do mês de junho de 2016, precisamente após dois meses do início de seu tratamento, foi vítima de um choque séptico, pneumonia e leucemia promielocítica, levando-o a fechar, definitivamente, seus olhos para este mundo e a entregar sua alma para Deus, às 15h57min, com apenas 33 anos de idade.


Velório e Sepultamento
Seu corpo chegou à nossa Casa Geral, em Roseira, SP, por volta das 3h da manhã para o velório em nossa Capela maior, Nossa Senhora das Vitórias, onde celebramos a santa missa de exéquias, às 8h. Após a missa, todos os presentes prestaram a Ir. Bráulio as últimas homenagens de agradecimento e sentimentos de gratidão por tudo o que ele fez pela Igreja e pelo povo. Em seguida, seu corpo foi trasladado para São João Del Rei, a pedido de seus familiares. O sepultamento foi realizado por volta das 9h30min, no cemitério Municipal de sua cidade natal, no dia 03 de junho de 2016.


Agradecimentos
Nossa Família Religiosa sente sua partida para Deus. Contudo, nós Oblatos de Cristo Sacerdote, agradecemos imensamente Ir. Bráulio por ter escolhido nossa Família Religiosa como meio para se consagrar a Deus e se dedicar ao serviço da Igreja de Cristo. Ir. Bráulio sempre trabalhou com espírito de doação mostrando-se zeloso pelas coisas de Deus.  Não mediu esforços para levar avante suas tarefas que lhe eram confiadas pelos seus superiores. Portanto, ficarão registrados em nossas lembranças seu espírito de determinação, suas lutas e seu exemplo de amor pelos trabalhos que realizava.
Por isso, Ir. Bráulio, saiba que todo o seu esforço e dedicação não serão esquecidos pela nossa Congregação e nem apagados do Coração Misericordioso de Deus, que hoje o acolhe na eternidade feliz. Descanse na paz de Cristo Sacerdote e no colo de Nossa Senhora das Vitórias, nossa querida Mãe e Rainha! Amém.

 


Roseira, 03 de junho de 2016.


Ir. Miguel Damasceno Figueiredo, OCS.