Aos sacerdotes, irmãos, leigos, familiares e benfeitores,
e a todos os que oram e compartilham conosco da oblação pelos sacerdotes,

 

Saudações em Cristo Sacerdote,

 

Dirijo-me a todos com a Palavra proclamada nesta solenidade do nascimento do Salvador:
“Anuncio a vocês uma grande alegria: temos um Salvador” (Cf Lucas 1, ..)

 

Essa, meus irmãos, é nossa grande alegria! E transbordam dela muitas alegrias ... algumas das quais anuncio agora a vocês! Concluída a 5ª Assembléia de nossa Congregação, realizada entre os dias 11 e 13 de dezembro em nossa Casa Geral, renasce em nós a esperança e o desejo realizar com mais eficácia a Obra que Deus nos confiou: servir seus escolhidos, os bispos e sacerdotes.
I - Temos a alegria de anunciar: cumprida nossa missão na diocese de Dourados, MS! Há mais de 10 anos, D. Redovino Rizardo, precisava de mais sacerdotes em sua diocese. Ouvimos seu apelo e atendemos. Em 1999, assumimos a recém criada Paróquia N. Sra. do Carmo, na periferia de Dourados e, de lá, atendíamos outras comunidades. Dois anos depois, deixamos a cidade de Dourados e assumimos a Paróquia N. Sra. Rainha dos Apóstolos, em Vicentina, onde permanecemos até hoje. E nossa missão foi mais além: criada a Paróquia São Pedro em Jateí, lá ficamos por 4 anos; após a saída dos carmelitas cuidamos da Paróquia Bom Jesus, em Dourados; e auxiliamos em diversos momentos a paróquia da Catedral. Foram tempos de muitas lutas e vitórias, em que oferecemos nossas vidas para que, por meio de nós, o Pastor pudesse cuidar melhor de seu rebanho. Tive a honra de estar no início desta missão e saúdo aos meus irmãos que, como eu, a experimentaram: Pe. Onofre, Pe. Sandrosvaldo, Pe. Paulo César, Pe. Benedicto Ortiz, Pe. Adão Albino, Pe. Diogo, Pe. Pedro, Ir. Adjair, Ir. Gleno, Ir. Rodrigo, No dia 06 de janeiro encerraremos esta missão, com a entrega da Paróquia de Vicentina a um padre diocesano. Elevemos louvores a Deus que nos deu a graça de servi-lo!
II - Temos a alegria de anunciar: o Senhor nos chama a uma nova missão na diocese de Jardim, MS! Novo apelo, semelhante àquele ouvido há 10 anos, chegou até nós. D. Jorge Alves Bezerra, então bispo da diocese de Jardim, MS, sabendo do nosso trabalho por meio de D. Redovino, solicitou nosso auxílio. Tendo boa parte de seu território localizado no pantanal matogrossense,  conta com uma extensão de cerca de 500 km de ponta a ponta, 13 paróquias e 5 padres diocesanos. Pediu que assumíssemos o cuidado das paróquias N. Sra do Carmo, em Miranda e N Sra do Perpétuo Socorro, em Bodoquena. Poucos dias depois de aceita a proposta D. Jorge foi transferido para a diocese de Paracatu, MG, no entanto, o compromisso já havia sido firmado. Nossos irmãos Pe. Agentil e Pe. Ervane, serão os pioneiros desta missão e, junto a eles, vão o Pe. José Roberto e o Ir. Roberto Mariano que, responsáveis pela formação dos aspirantes, vão levá-los consigo à missão. Que o Senhor que nos chamou a servi-lo fortaleça esses nossos irmãos que vão à frente!
III - Temos a alegria de anunciar: construiremos uma casa própria para o Aspirantado! A casa que acolhe os candidatos que ingressam na Congregação tem peregrinado há tempos na busca do lugar ideal. Depois de ser separada da Casa Geral, ficou por 10 anos em Pindamonhangaba, mas entregue a casa aos padres dos Sagrados Corações, passou por Brasília e agora encontra-se em Vargem Grande Paulista em caráter provisório. Depois de muito pensar, rezar, nos aconselharmos e procurar, Vargem Grande foi o lugar escolhido. Como nossa situação lá é de comodato por 30 anos, ampliaremos o prazo para 90 anos e então construiremos, com a graça de Deus ainda em 2013, a nova casa. Enquanto isso, a comunidade residirá junto à nova missão, em Miranda, MS. Oremos com confiança ao Senhor para que nos dê a graça de cumprir este propósito!
IV - Temos a alegria de anunciar: Pe. Sérgio e Ir. Miguel Damasceno são os articuladores da formação permanente e Pe. Sebastião Moreira o formador dos junioristas. Esses nossos irmãos integram agora o grupo dos responsáveis pela nossa formação junto aos padres Samuel (postulantes e noviços), José Roberto (aspirantes) e Durvano (vocacionados) com o Ir. Alexandre Francisco.
Nossos irmãos Roberto Mariano e Rodrigo Buane completaram seus estudos no curso de Filosofia. A colação de grau aconteceu no Centro UNISAL de Lorena, no dia 14 de dezembro último e, dias antes, apresentaram seus trabalhos para a conclusão do curso. Ambos entram agora no período de tirocínio: Ir. Rodrigo se dedicará à dimensão assistencial na Casa Sacerdotal em Santos e o Ir. Roberto fará experiência na formação dos aspirantes em Miranda.
V - Temos a alegria de anunciar: em 2012 as atividades com os Oblatos Leigos de Cristo Sacerdote (OLCS) tomou novo impulso. Tendo à frente Pe. Durvano, Ir. Roberto e Ir. Anderson, foram realizados encontros, formações e retiros em Roseira e em Santos com muito empenho e entusiasmo dos leigos. Para o próximo ano, além da continuidade desse trabalho, está previsto o início das atividades em outros locais.
VI - Temos a alegria de anunciar: o Senhor nos chama às missões populares! Chegam a nós muitos pedidos de sacerdotes para que realizemos semanas missionárias em suas paróquias. Em 2012, tivemos uma experiência abençoada atendendo ao pedido do Pe. Everton, visitando e celebrando nos assentamentos em Primavera, distrito de Rosana, SP. Para 2013, estamos assumindo 3 semanas missionárias: em Santo Antonio do Pinhal (de 21 a 27 de abril), em Ibitiúva (de 01 a 07 de julho) e em Pindamonhangaba, em nossa querida Paróquia São Cristóvão (de 21 a 27 de agosto). Em breve, faremos a nomeação e convocação para essas semanas, exorto a que se fortaleçam no Senhor para que “crendo no coração, vossa boca possa anunciar” com convicção a Palavra da Verdade!
VII – Temos a alegria de anunciar a nova composição de nossas comunidades a partir de janeiro de 2013, enviada em folha anexa a esta carta.
Muitas outras alegrias o Senhor tem nos concedido! Essas são aqui anunciadas para que nossa Ação de Graças seja mais exultante e nosso espírito se abra à imensa Obra que o Pai nos confiou!

 

A todos desejo um Feliz e Santo Natal e um novo ano iluminado pela Luz do Senhor!
Roseira, 25 de dezembro de 2012

 

Pe. Carlos Mariano, OCS
Superior Geral