NOVENA SOLENE EM HONRA DA SAGRADA FACE

ESQUEMA CELEBRATIVO PARA TODOS OS DIAS

ANIMADOR:
O Rosto luminoso de Deus sempre foi procurado pelos homens e mulheres de todos os tempos. Moisés, quando se encontrava com o Senhor no monte Sinai, ou na Tenda da Reunião, ao sair, tinha a face resplandecente. Ninguém pode permanecer indiferente à luz da bondade, do amor, da misericórdia que jorra desta Face adorável. Uma Boa-Noite a todos que hoje se reúnem para .... dia da Novena em honra da Sagrada Face. Fiquemos todos em pé e recebamos o Presidente desta celebração, e os seus auxiliares, com o Cântico de
Entrada.

Cântico de Entrada- Estribilho: Ó Face do Redentor, a vós todo o nosso amor! (Bis).
Ó Face adorável, refúgio do pecador, asilo inefável, conforto em nossa dor!
Em vós encontraremos, a graça e o perdão; no céu louvar-vos-emos, ó fonte de salvação.
Jesus, nós vos pedimos, por vossa morte atroz, que a luz de vossa Face, resplenda sobre nós!

Saudação:
Pres.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
T.: Amém.
Pres.: Irmãos e irmãs, unidos pela Santíssima Trindade, eu vos saúdo no amor do Pai, na graça do Filho, na comunhão do Espírito Santo, e na ternura de Maria, a filha amada do Pai.
T.: Bendita seja a Santíssima Trindade, que nos reúne na casa do Pai.

Entrada do Quadro da Sagrada Face.
Anim.:- O mesmo Moisés pede a Deus: “Rogo-te que me mostres a tua glória”. Ele replicou: “Farei passar diante de ti toda a minha beleza, e diante de ti pronunciarei o nome de Iahweh”.... E acrescentou: “Não poderás ver a minha Face, porque o homem não pode ver-me e continuar vivendo”. No entanto, este mesmo Deus se fez ver por nós, na humilde Face do Seu Filho Santíssimo, esplendor da glória do Pai.
Neste instante, vamos receber o quadro da Sagrada Face, aqui em sua igreja. Ela nos reúne no amor da Trindade Santa. Como a brisa leve nos toca suavemente em cada manhã, assim somos todos tocados pela presença do amor de Deus, que se revela na Face de Seu Filho, Cristo Sacerdote. Acolhamos com muita alegria esta Face Bendita!

Cântico:
Ó Face Salvadora, de um Deus que é amor,/ da alma pecadora, sois o consolador!
Refr.: Ó Face iluminada, brilhante , do Tabor, por nós desfigurada, prova de eterno amor.
Horrendas crueldades, puderam vos fazer! Voltai-nos a vossa Face, ó Deus de eterno amor!
Refr.: Ó Face iluminada...

Ladainha da Sagrada Face:
Anim.: Jesus é o esplendor da Face do Pai. Ele disse a Filipe: - “Quem me vê, vê o Pai”. A Face de Jesus nos faz “imagem e semelhança de Deus”. Este é o objetivo de nossa vida ( cada um de nós ser a imagem do Pai), isto é, santidade real, concreta, santidade de pés no chão e coração no céu, porque os nossos olhos estão continuamente voltados para a Face de Jesus. Reconhecendo o amor de Deus por todos e por cada um de nós, rezemos confiantes à Sagrada Face:

 

Senhor, tende piedade de nós,
Cristo, tende piedade de nós,
Senhor, tende piedade de nós,
Cristo, ouvi-nos,
Cristo, atendei-nos,
Deus Pai do céu, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo,
Deus Espírito Santo,
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
Sagrada Face do Filho do Deus vivo,
Sagrada Face, Espelho da Majestade Divina,
Sagrada Face do nosso Salvador,
Sagrada Face, inundada de suor e de sangue,
Sagrada Face, humilhada pelo beijo do traidor,
Sagrada Face, barbaramente contundida por bofetões,
Sagrada Face, cumulada de ignomínias e insultos,
Sagrada Face, coberta dum véu e cinicamente ludibriada,
Sagrada Face, atormentada por febre e sede,
Sagrada Face, no julgamento, perante a multidão amotinada,
Sagrada Face, banhada de lágrimas de dor,
Sagrada Face, impressa na toalha de Verônica,
Sagrada Face, coberta de blasfêmias horrendas,
Sagrada Face, ao morrer na Cruz, inclinada para nós,
Sagrada Face, desfigurada por feridas e golpes,
Sagrada Face, revelada milagrosamente pelo Santo Sudário,
Sagrada Face, glorificada pela ressurreição,
Sagrada Face, alegria de todos os santos,
Sagrada Face, por cuja veneração, alcançamos auxílio nas angústias,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, mostrai-nos a vossa Sagrada Face, volvei a nós a vossa Sagrada Face, a fim de sermos salvos. Amém.

Pres.: Oremos: Ó amorosíssimo Jesus! Não somente vossa Palavra, mas também a expressão de vossa Face abrasada em amor, nos revela, no cenáculo, a veemência com que o vosso Coração desejava a hora de dar-nos a Eucaristia. Inflamai meu coração de amor por este sacramento adorável, visitando-o e recebendo-o freqüentemente com a pureza dos anjos.
T.: Amém.

Entronização da Palavra de Deus.
Anim.:- Pela Palavra, Deus fez os céus e a terra. Cremos que tudo o que existe é obra das mãos de Deus.
Nada procede do mal. Por isso, Deus viu que tudo era muito bom. Sua Palavra eterna de amor, Jesus Cristo, pelo qual tudo criara, veio estabelecer a sua morada no meio de nós. Vamos agora receber o Livro sagrado da Palavra de Deus, que nos dá vida e nos ilumina.

Cântico de Aclamação.

Mensagem (Jo 18, 3-8).

Meditação.

Oração da Comunidade:
Jesus Cristo, nosso Irmão, nosso melhor Amigo, o Amigo que não decepciona, o Amigo que não trai, o Amigo que não se esquece de nós um só momento, estamos diante de vós, para reparar nossa ingratidão, nossa negligência, nossa falta de amor para com a vossa presença na Eucaristia. Por isso, vos pedimos:
T.: Ajudai-nos, Senhor!
Para que possamos vencer o nosso amor próprio, o nosso egoísmo,
T.: Ajudai-nos...
Para levar a vossa Face a todas as almas, mesmo se muitos zombam de nós, nos injuriam; para que não nos deixemos vencer pelo desânimo,
T.: Ajudai-nos...
Para que não nos envergonhemos de nossa religião,
T.: Ajudai-nos...
Pres.: Senhor, nossos pedidos foram feitos. Expressamos aquilo que sentimos e que está em nosso coração.
Atendei-nos, se o que pedimos leva à realização de vossa vontade. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
T.: Amém.

Ofertas do povo. (Cântico).

Rito da Comunhão:
Animador: Agora, preparemo-nos para receber o próprio Cristo na Eucaristia. Vivendo esta união vital com Jesus, estaremos também em profunda comunhão com Maria Santíssima e com todos os nossos irmãos na fé. Por isso, rezemos:
T.: Pai Nosso...

Oração da Paz e Comunhão.

Bênção do Santíssimo Sacramento
Anim.: Toda a natureza é uma bênção de Deus.
T.: E Jesus é a bênção maior de Deus para todos nós.
Anim.: Nesta bênção que agora nos será dada, peçamos que ele abençoe as nossas vidas de filhos e filhos de Deus.
T.: Para que assim, amemo-nos uns aos outros, amemos a nossa terra e preservemos a vida.
Anim.: Cantemos, preparando-nos para receber a bênção de Jesus.
Cântico de exposição- Tão sublime Sacramento...
Pres.: Do céu lhes destes o Pão,
T.: Que contém todo o sabor.
Pres.: Oremos: Senhor Jesus Cristo, que neste admirável Sacramento nos deixastes o memorial de vossa Paixão, dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso Corpo e do vosso Sangue, que possamos colher continuamente os frutos da Redenção. Vós, que sois Deus, com o Pai, na unidade do Espírito Santo.
T.: Amém.

Consagração à Sagrada Face.
Anim.: Queremos, neste momento, consagrar as nossas vidas à Sagrada Face de Jesus.
Pres.: Ó meu Bom Jesus, que quereis salvar o mundo de hoje com aquele infinito amor com que foi criado e redimido, incluí-me também no número daqueles que querem trabalhar pelo triunfo de vosso Reino de amor na terra.
Recebei para este fim, a total entrega de todo o meu ser. Disponde de mim. Quero difundir a Imagem de vossa divina Face, para que, em todas as almas, a vossa Imagem se renove. Jesus, operai milagres de conversão; chamai apóstolos, que se encarreguem desta missão. Em vosso amor misericordioso e onipotente, convertei as nações, afastai os males do ateísmo prático e renovai a terra com a força e luz do vosso divino Espírito Santo, e que todos nós, redimidos pelo vosso Sangue e unidos filialmente à Sempre- Virgem Maria no seu “Sim” permanente à vontade de Deus, caminhemos na tranqüilidade da ordem e na fidelidade do amor e da paz neste mundo, rumo à vida eterna. Amém.

Oração Final
Pres.: Deus todo poderoso, nós vos suplicamos que, venerando a Face Santíssima de vosso Filho, desfigurada na Paixão por causa dos nossos pecados, mereçamos contempla-la eternamente no resplendor da glória celeste. Pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor.
T.: Amém.

Cântico Final:
A minh’alma tem sede de Deus,/ pelo Deus vivo anseia com ardor;/ quando irei ao encontro de Deus/ e verei tua Face, Senhor?
1)- A ovelha sedenta procura o riacho,/ a minh’alma suspira por Deus, onde o acho?
2)- Pelas águas que correm, suspira a ovelha,/ pelas fontes de Deus a minh’alma anseia.

PARTES PRÓPRIAS DE CADA DIA DA NOVENA
Para o Segundo Dia
ORAÇÃO (Após a Ladainha da Sagrada Face)-
Ó Vítima Divina, meu doce Jesus! Vossa Face adorável, banhada em suor de sangue no Getsêmani, me descobre a grandeza de vossas dores e a gravidade dos meus pecados; dai, a mim e a todos os pecadores, um sincero arrependimento, com firmíssimo propósito de nunca mais pecar.

Leitura do dia: Lc 9, 28-36.

Oração da Comunidade:
1)- A natureza criada por Deus é dom, porque dela tiramos tudo o que é necessário para a nossa vida. Para que tomemos consciência de que, cuidando da natureza, estamos cuidando daquilo que Deus fez e, portanto, o estamos amando e amando os seres humanos, neles vendo a Sua Face, rezemos.
T.:- Ajuda-nos, Senhor!
2)- Violentar a natureza é violentar e tentar o próprio Deus. Permitir a proliferação das armas e das injustiças, é violentar o homem e a mulher. Para que tomemos consciência cristã da dignidade da criação, tanto da natureza, como dos nossos irmãos, rezemos...
3)- O lucro econômico, tantas vezes se sobrepõe à dignidade das pessoas, depreda a natureza e diminui a qualidade da vida humana. Para que haja uma política que favoreça o social e a dignidade da vida, rezemos.

Para o Terceiro Dia
Oração-
Ó meu amabilíssimo Jesus, vossa Face augusta e serena, teve uma expressão de dor imensa ao receber o beijo do traidor. Dai-me a graça, eu vos suplico, de participar da vossa íntima aflição pelos sacrilégios que cometem os que vos recebem em pecado mortal no Sacramento do amor, desagravando assim, a traição de Judas.

Leitura do dia: Zac 12, 10-14; 13, 6-7.

Oração da Comunidade.
1)- Pela Igreja de Cristo, para que seja sempre sinal concreto de unidade e de renovação, num mundo em constante desequilíbrio e guerras, com ameaças à vida e à dignidade das pessoas, rezemos, T.: Ajuda-nos, Senhor!
2)- Pelas nações em conflitos sociais, raciais e culturais; pelos povos que sofrem opressão política e econômica dos países desenvolvidos, para que não se cansem e cultivem os valores fundamentais do ser humano, lutando para oferecer condições de vida para todos, rezemos.
3)- Pelos governantes, políticos e empresários que têm em suas mãos o poder de decisão, para que considerem em primeiro lugar o ser humano em seus direitos fundamentais e necessidades vitais, rezemos.

Para o Quarto Dia.
Oração:
Ó meu dulcíssimo Jesus, vossa Face de infinita bondade é objeto do mais vil insulto inferido pela cruel mão de um servo, em casa de Anaz. Assim vos tratam, meu doce Salvador, porque aborrecem vossas palavras de justiça e de caridade sem limites. Não permitais que eu jamais tome vingança dos meus inimigos, mas que os perdoe sempre e de todo o coração.

Leitura do dia: Lc 22, 54-65.

Oração da Comunidade:
1)- A docilidade do barro permite ao oleiro moldá-lo. Para que o Senhor nos molde conforme sua santa vontade e nos faça viver na dignidade em que nos criou, rezemos...
2)- A história da Bíblia é a história dos pobres que se abrem à ação de Deus. Para que a sociedade não se organize em torno do mal e da injustiça e os cristãos sejam solidários com a causa tão justa do respeito à dignidade dos povos, rezemos...
3)- A vida é dom de Deus que vem de modo simples, como uma flor que, sem nenhuma pretensão, nasce no meio do jardim e o embeleza. Para que esse dom de Deus, presente em nós, seja cuidado com carinho e ternura, como o jardineiro cuida da flor, rezemos...

Para o Quinto Dia:
Oração:
Ó meu pacientíssimo Jesus, na noite tenebrosa da vossa Paixão, vossa Face Sacrossanta tornou-se semelhante a de um leproso! Desprezos, escarros, bofetadas e injúrias sem número, desfiguraram vosso formoso semblante! Perdoai, Senhor, o vosso povo ingrato que, com blasfêmias, sensualidade e crimes de toda a espécie, renovam tão horrível afronta à vossa Face augusta e veneranda!

Leitura do dia: 1 Cor 13, 1-13.

Oração da Comunidade:
1)- Do rosto dos menores de rua e das crianças abandonadas,
T.: Lembrai-vos, Senhor! Lembrai-nos, Senhor!
2)- Do rosto dos desfigurados pela fome,
3)- Do rosto das prostitutas e dos prostitutos,
4)- Do rosto dos drogados e dos alcoólatras,
5)- Do rosto dos aterrorizados pela violência,
6)- Do rosto dos idosos sem esperança,
7)- Do rosto dos negros e dos índios, desfigurados pela discriminação,

Para o Sexto Dia:
Oração:

Soberano Rei e Salvador, a majestosa dignidade de vossa Face, vilipendiada e coroada de espinhos, proclamou solenemente vossa realeza sobre as nações, confirmada pela profética voz de Pilatos diante do povo judeu, ao dizer: “Eis o vosso Rei!” Concedei-me, ó Rei da glória, um ardoroso zelo para propagar o vosso Reino, ainda que seja à custa de minha vida.
Leitura do dia: Jo 14, 15-21.

Oração da Comunidade:
1)- Para que os políticos tenham em vista o bem comum, governem em favor de todos, principalmente dos mais desprovidos em suas necessidades, rezemos...
2)- Pelos educadores, em sua missão de formar os cidadãos, para que promovam a dignidade humana e sejam por sua vez considerados em seus trabalhos, rezemos...
3)- Para que todos os organismos da sociedade que trabalham na promoção da pessoa humana, sejam sinais vivos de amor e de fraternidade, rezemos...
4)- Pela Igreja e por todos os seus membros, para que sejam sempre testemunhas autênticas da vida vivida e ensinada por Jesus, rezemos...

Para o Sétimo Dia:
Oração:
Ó meu querido e generosíssimo Jesus, vossa Face de Deus-Homem se iluminou subitamente, com os esplendores de um santo gozo, ao estreitar em vossos braços a suspirada Cruz. Dai-me coragem para tomar minha cruz e seguir-vos com ânimo constante e generoso até o fim de minha vida.

Leitura do Dia: Heb 10, 19-23; 12, 1.

Oração da Comunidade:
1)- Pelos jovens, vítimas das dependências químicas, para que possam perceber nos adultos um testemunho solidário de vida cristã e assim, não hesitem em buscar um novo caminho para suas vidas, rezemos...
2)- Para que os homens renunciem definitivamente as soluções pela violência e pelas guerras e construam a justiça e a paz no seio da família, das classes sociais e entre as nações, rezemos...
3)- Para que a Igreja cresça cada vez mais em seu propósito de trabalhar a favor dos que estão em dificuldade, buscando sempre uma sintonia autêntica com os excluídos: índios, negros, aidéticos, deficientes físicos, idosos, rezemos.
Para o Oitavo Dia:
Oração:
Ó meu terníssimo Jesus, qual não dever ter sido a expressão de doçura de vossa Face, quando Verônica se aproximou de vós, para enxugá-la! Com que amorosa gratidão a contemplastes e qual não foi o seu assombro ao achar impressa em seu véu a vossa Face desfigurada, mas cheia de amor! Fazei que eu contemple, meu amado Redentor, a vossa Paixão, com tanto amor e ternura, que os traços da vossa Face fiquem gravados em meu coração.

Leitura do Dia: 2 Cor 3, 7-18.

Oração da Comunidade:
1)- Por toda a Igreja de Cristo, para que seja um sinal vivo e testemunho do amor, da partilha e do ardor missionário, em favor daqueles que sofrem com as injustiças e explorações em nosso mundo, rezemos...
2)- Por todos aqueles que trabalham ardorosamente com os menos favorecidos em nossa sociedade, para que tenham de Deus a força e a coragem da defesa da vida, rezemos...
3)- Por todos aqueles que, diante de tantas circunstâncias deste mundo, perderam o sentido e o gosto de viver, para que a caridade cristã lhes devolva a alegria de amar a vida como dom de Deus, rezemos...
4)- Pelas crianças abandonadas, pelos injustiçados, pelas minorias oprimidas em nosso mundo, por aqueles que são explorados sem menos se darem conta disso, rezemos...

Para o Nono Dia:
Oração:
Ó meu santíssimo e amado Jesus, vossa Face de reparador divino, coberta pelas sombras da morte, aplacou a justiça do eterno Pai, e vossas últimas palavras foram penhor seguro de eterna felicidade. Que minha vida e minha morte sejam uma contínua reparação unida à vossa e à de vossa Mãe Santíssima, a quem invocarei sempre com o nome de Mãe.

Leitura do Dia: Num 6, 13-24.

Oração da Comunidade:
1)- Para que, na força da Eucaristia, a vossa Igreja seja uma presença contínua do Reino de Deus no meio de todos os povos, respeitando e defendendo a cultura legítima de cada povo e de cada raça, rezemos...
2)- Para que, na força da Eucaristia, cada pessoa tenha sempre em conta o respeito para com a vida do outro e assuma a missão de construir unidade, sendo solidária, principalmente para com os pobres e abandonados, rezemos...
3)- Para que, na força da Eucaristia, nossas comunidades cristãs sejam sinal e fermento de uma vida nova, feita de fraternidade, sem disputas pelo poder ou dominação, e em todos os ambientes da sociedade, sejam provocadoras de encontro e de participação, rezemos...
4)- Para que todos nós, que estamos celebrando a presença do amor e da Trindade Santa, junto com todos aqueles que estarão aqui amanhã, para celebrar a Festa da Sagrada Face, sejamos tomados em todo o nosso ser pela presença amorosa de Deus, rezemos...